O ponto-cruz tem suas raízes na tradição dos bordados europeus. Na época era uma atividade exclusiva das mulheres da nobreza. Com o passar do tempo e avanço das produções de tecidos e materiais se popularizou. Hoje é símbolo de um ofício de tradição, passado de geração a geração.
A técnica na madeira é um ressignificar do seu modo mais comum. E para isso, foram alguns anos de desenvolvimento para chegarmos aos modelos e opções que temos disponíveis.
Costumo dizer que para aprender basta saber passar a linha pelo buraco da agulha. Vamos nessa:
Você vai precisar:
– Linhas;
– Agulha (Até 1,5mm);
– Tesoura para arremates;
Em nossas peças trabalhamos utilizando o ponto simples. É o cruzamento básico que entrelaça as linhas em formato de cruz. Você seguirá o mesmo percurso por todo projeto. Veja só:
Passo-a-passo:
Ao passar a linha pela agulha, não deixe seu tamanho simétrico. Deixe uma ponta maior e trabalhe o seu bordado deixando a linha menor solta passando entre a trama. Isso deixará o seu acabamento mais bonito e facilitará no arremate do lado avesso. Isso fará sentido logo mais.
Veja a maneira que indicamos:

Agora vamos ao bordado. Essa sequência de repetições permanecerá igual por todo trajeto.
1. A linha vem de baixo para cima. Ou seja, do avesso para o direito. Começando pela extremidade do canto.
2. Trabalhe usando a letra “x” como referência. Após a primeira entrada, direcione a agulha para a entrada diagonal conforme a imagem abaixo.
3. Mantendo a referência do avesso, direcione a agulha ao ponto superior à entrada anterior. E em seguida você finalizará o seu primeiro “x”.
E basta repetir o processo.

Agora vamos falar sobre o arremate do fundo. Ou lado avesso.
É uma preocupação apenas durante o inicio ou quando a linha chega ao fim e você renovará os cruzamentos com uma nova linha.
Sabe a diferença no tamanho da linha que sugerimos no inicio? A ponta maior servirá para o arremate. Então, nessa etapa inicial você a manterá firme e presa nos primeiros cruzamentos que surgirão pelo avesso, até que ela desapareça com o desenvolver do bordado.
Essa é uma etapa que a prática te levará a perfeição.

Agora é a sua vez de por em prática os ensinamentos do ponto cruz na madeira.
Comece pela caixa ponto cruz ou placa decorativa ponto-palavra.
Quero saber como ficou a sua!
https://estudiocerrado.com.br/produto/caixa-decorativa-ponto-e-cruz/
https://estudiocerrado.com.br/produto/placa-decorativa-ponto-palavra/